Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA!




Logo após o nascimento a criança já possue um meio de se comunicar! É através do choro que ela demonstra se está com fome, com sono, desconfortável,com dor etc.Com o tempo a mãe já aprende a diferenciar as necessidades dessa criança através do choro que é rico em expressão emocional.




Além do choro a criança começa a produzir um som gutural chamado arulho e por volta de 6 a 10 meses começa a balbuciar, isto é, emite sons com consoantes e vogais " pa -pa- pa", que chega até a ser confundido com a primeira palavra do bebê.
Durante este estágio a criança imita sons que ouve (chamado ecolalia) "ma-ma-ma", " ta -ta -ta" e por volta dos 10 meses ele já imita todos os sons que ouve e começa a perceber seus significados e perto de 1 ano de vida ele já consegue através de um conjunto de sons e gestos, ter uma noção de comunicação e comunica-se com as pessoas que fazem parte do seu convívio.
Aí termina a fase pré-linguística e inicia a fase linguística,onde a criança já começa a dizer suas primeiras palavras. Na fase inicial da fala lingüística a criança costuma dizer uma única palavra, atribuindo a ela no entanto o valor de frase. Por exemplo,diz ua, apontando para porta de casa, expressando um pensamento
completo; eu quero ir pra rua.

A partir dos 2 anos de idade o vocabulário da criança pode chegar a mais ou menos 100 palavras.Entre 3 até em torno de 6 anos a criança vai aprimorando sua linguagem, preocupando-se com regras gramaticais e já utilizando frases longas.






A partir daí a criança começa a ter contato com letras, números e a escrita e leitura em geral aprimorando mais a sua linguagem!

Na próxima postagem vou falar um pouco do papel da família e do ambiente no desenvolvimento da linguagem da criança!






Té mais gente.................................................................................................................Bjuuuuuuu!

3 comentários:

  1. Olá Thaís!

    Adoro ler os seus posts, e sempre vou estar por aqui.

    bjs

    Thais

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís!!

    Obrigada pelo carinho!
    Continue lendo sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa noite sera que poderia me indicar livros e autores que falem sobre a linguagem

    ResponderExcluir