Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A AUDIÇÃO E O EQUILIBRIO

            


Os principais sensores do sistema do equilíbrio estão no labirinto, olhos, músculos, ossos e articulações.

Essas estruturas são responsáveis por mandar informações sobre a nossa posição para o cérebro que analisa estas informações e faz ajustes para manter um equilíbrio perfeito. O cerebelo também ajuda nessa tarefa. Tudo funciona com muita harmonia, como se fosse uma orquestra.





  Sei que é um pouco difícil relacionar equilibrio com a audição. Quem lê essa frase considera que estou citando coisas totalmente diferentes nesse texto, há não ser que você tenha prestado MUITA atenção nas suas aulas de ciências ou biologia, quando o professor (a) mostrou o labirinto...lembra dele?Então ele é o principal fator que liga a audição ao equilibrio...é aí que começa nossa história.


                 Esse é o aparelho vestibular que compões nosso sistema auditivo, vemos a cóclea e os canais semicirculares.
                 O aparelho vestibular tem duas funções , uma delas é a audição que é responsabilidade da cóclea e outra função é o equilibrio que é função do labirinto (essa parte da ilustração que possue os canais semicirculares).
                O aparelho vestibular é formado por estruturas ósseas e por dentro é formado por estruturas membranosas e líquidos que enviam ao córtex cerebral informações da nossa posição no espaço, recebendo informações sensoriais e motoras para funcionar normalmente.Só assim podemos andar, pular, correr etc.
Em condições normais nosso equilibrio depende de um funcionamento harmonioso entre sistema visual, proprioceptivo e vestibular, a falta de harmonia entre esses sistemas geram os sintomas vestibulares (tontura, desequilibrio, náusea etc) tudo isso porquê o nosso organismo ativa o mecanismo de compensação, isto é, o nosso organismo trabalha para compensar de alguma forma aquilo que não está funcionando bem. Após esse processo de compensação temos o processo de adaptação que é um processo que auxilia o indivíduo com lesão vestibular á recuperar o seu equilibrio, podendo voltar a sua rotina normal .

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário