Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

sexta-feira, 14 de maio de 2010

....O ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM...



       





       Consideramos que uma criança apresenta atraso de linguagem quando, até 1 ano e meio não dizem palavras isoladas ou que aos 2 anos não conseguem pelos menos juntar duas palavras ou formar frases simples.
         Podemos dizer que a aquisição completa da linguagem se dá ,na maioria das crianças, por volta de 5 a 6 anos.
        O atraso na linguagem pode ter impacto na vida social e escolar, e se for identificada e tratada precocemente, podem atenuar , além do aspecto emocional ,os déficits cognitivo e social.
        É importante ressaltar que algumas crianças durante a aquisição da linguagem,podem apresentar variações no seu desenvolvimento comparando á crianças da mesma idade,porém essa variação pode ser considerada uma variação normal.

Existem alguns sinais que indicam um atraso de linguagem na criança:

 Nenhuma palavra omitida ao 1 ano e meio de idade;

 Não formar frases simples (duas palavras juntas) aos 2 anos;

 Ausência de imitação ou simbolismo aos 2 anos;

 Com 3 anos a criança não se expressa oralmente e seu discurso é incompreensível (um leve atraso nesta idade não é incomum);





        Para que haja um desenvolvimento de linguagem normal em uma criança, ela depende da integridade neuromuscular, do sistema sensorial , também das influências do meio em que ela vive e de suas condições emocionais.

       Se o ambiente da criança for favorável,isto é, propicie riqueza verbal e comunicação com adultos e outras crianças e os reforços forem positivos, essa criança se desenvolverá mais cedo e de forma efetiva.

       Os pais são, geralmente, bons observadores do desenvolvimento da fala das crianças, bem como fundamentais para sua estimulação

Atrasos da linguagem podem ocorrer devido a  vários problemas, tais como:

 Atraso Mental;

 Perda Auditiva,

 Autismo,

 Uma superproteção exagerada (quando os pais adiantam e advinham a vontade da criança e ela não sente necessidade de falar);

 Atraso psicomotor

 A falta de estímulos adequados; meio socio-afetivo-cultural desfavorável;

 Baixo nível educacional dos pais, distúrbios psiquiátricos dos mesmos.

 Paternidade precoce;

 Graves problemas de relacionamento


      Ao conversar com pais e familiares existem algumas perguntas básicas que podem ser feitas para iniciar um diagnóstico e a causa,como por exemplo:

 O quanto a criança fala?

 Há dificuldade para entender as palavras?

 O quanto é possível entender dessas palavras?

 Qual o padrão geral de desenvolvimento da criança?

 Usa gestos?

 Há história de problemas de fala e/ou linguagem, ou

de surdez, na família?

 A criança escuta? já foi submetida a testes audiológicos?

 Houve algum tipo de problema no parto?


       Todas as crianças com história de distúrbios na linguagem devem ser avaliadas, sabendo-se
dos vários fatores que circundam essa criança. Normalmente é difícil estebalecer uma única causa para o problema.Entretanto, o diagnóstico precoce permite o acompanhamento multidisciplinar, visando minimizar o impacto do problema no desenvolvimento desse paciente.

       Concluindo, o atraso de linguagem deve ser levado muito a sério, tanto pelos familiares quanto pelos profissionais que acompanham a criança (desde professores até os profissionais de saúde), já que o desenvolvimento da linguagem é um contínuo na vida do sujeito, Adquirimos o vocabulário durante toda a nossa vida, pelo menos enquanto estivermos ativos; ouvindo, falando e interagindo com o meio.


É isso gente!!! ****************************************************************

Bjs!


6 comentários:

  1. PRIMEIRO LUGAR ,QUERIA TE AGRADECECER PELO CARINHO E ATENÇÃO E DIZER QUE A SUA PÁGINA ESTÁ MUITO BONITA.QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE TE CAPACITE CADA VEZ MAIS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A SE DESENVOLVEREM,QUE VOCÊ SEJA UM ANJO NAS MÃOS DELE!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da forma simples e resumida como foi abordado esse tema. Sou médica e meu filho de 2 anos com atrazo na fala está em boas mãos (uma fonoaudióloga aqui de Manaus). Boa sorte com a página e muito sucesso
    Núbia

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, sou estudante de psicopedagogia. Como falar para os pais que seu filho(a) tem atraso no desenvolvimento de linguagem? e quais os profissionais que podem ajudaá-lo? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por esse valioso conteúdo. Você se fez entender de modo claro e objetivo para pessoas gabaritadas à leigas.
    Meu filho está com 2,8 anos e não consegue pronunciar uma palavra exceto as monômias como: mão, pé, e algumas sílabas pois estou o alfabetizando. Ele compreende o que falo e atende, assiste desenhos e interage, as canções ele canta gesticulando, se relaciona com qualquer pessoa (abraçando, fazendo tinindo, etc...)Me dê uma luz pois não faço idéia do porquê não consegue pronunciar as palavras, embora converse babuceando.
    Eu não tive problemas na gestação nem no parto, embora vivi momento de muita tristeza com o falecimento de minha mãe; ele mamou até 1,2 anos; come comida sozinho e mastiga muito bem, suga em canudo; andou aos 1,8anos.
    Estou aguardando para fazer o exame BERA que foi solicitado, embora eu acredito que ele ouça.
    Você ou alguém que estiver lendo conhece ou conheceu caso em que a criança iniciou a fala com idade avançada?
    Obrigada, aguardo! contatograciana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, meu filho está na mesma situação do seu embora ele tenha começado a tentar formar frases, ele também está esperando para fazer o Bera semana que vem, apesar de acreditarmos que não há nenhum problema de audição... hoje eu estive pensando nisso, ele começou a falar muito tarde e eu tenho certeza que foi devido a super proteção que a família inteira projetou sobre ele. estou confiante que vai dar tudo certo, acho que o principal agora é fazer um acompanhamento com fono para que este problema não impacte de forma negativa no seu desenvolvimento.

      Excluir
  5. boa noite sou de alagoas
    tenho 20 anos e estou fazendo faculdade
    e sempre na hora de apresenta trabalhos passo vergonha por que algumas palavras falo enrrolado,
    queria saber se tem tratamento?
    obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir