Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

quinta-feira, 29 de abril de 2010

...O papel dos pais e familiares....



Até na barriga da mamãe, mais exatamente a partir da 13º semana de gestação, o bebê já percebe os sons, ouve vibrações externas e aos poucos já percebe a voz e sons como música. A partir daí já tem o início da comunicação dos pais com o bebê.

Em todo processo do desenvolvimento da linguagem, os pais e familiares em geral  têm um papel fundamental de estimulação e estabelecimento de  um ambiente que propicie essa criança á explorar sua linguagem.

Os pais devem conversar  e dar significado aos atos da criança, tanto nas atividades diárias , quanto durante as brincadeiras. Algumas dicas importantes, que as vezes usamos sem perceber para facilitar essa comunicação pais e crianças, são:


· redundância;


· discurso mais lento;


· voz em tom mais alto;


· expressões faciais a entoações de voz exageradas e altamente variáveis;


· há tensão vocal nas palavras importantes;

· contato físico estreito a interação cara a cara;


· uso repetitivo de um pequeno número de palavras diferentes;

As repetições constantes de palavras dentro de um contexto da mãe com a criança, auxilia essa criança a assimiliar melhor o significado de tais palavras.
Ter contato e brincar com outras crianças também ajuda muito á enriquecer a linguagem dessa criança.

Existem várias teorias sobre o desenvolvimento da linguagem.
Alguns autores consideram que a linguagem é inata, isto é, nasce com a criança e começa a se desenvolver assim que ela nasce; outra defende o interacionismo, isto é, interação com o mundo e social para o desenvolvimento da linguagem, entre outras teorias.
Porém uma certeza todos têm em comum: o ambiente em que a criança vive é o que define esse desenvolvimento.







O que os pais não devem fazer:

* Não estabelecer linguagem falada com a criança;
* Evitar usar apenas gestos e quando usá-los dar significado verbal a eles;
* Atender sempre aos gestos da criança (quando a criança apontar o copo de água, sempre dar o significado verbal "água" e depois entregar o copo para a criança, depois de um tempo você só entrega o copo quando a criança verbalizar)
*Completar uma palavra quando a criança está tentando dizer (isso pode ser muito prejudicial se feito constantemente,podendo gerar gagueira nesta criança);
* Pressionar a criança a falar;
* Entre outras atitudes.

Muitos pais não tem a noção exata do seu papel no desenvolvimento do seu filho,mas é muito importante prestar atenção nesse aspecto.






Por hoje é só.......................................................................................................................................


Bjitos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário