Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUANTO AO ENVELHECIMENTO...



Estima-se que em 2020 teremos em nossa população em torno de  30 milhões de pessoas com mais de 65 anos. Este estudo é baseado no crescimento do número de idosos na população mundial.
Esse aumento no número de idosos trás consigo a necessidade de pesquisas e investimentos mais concretos no que se diz respeito a oferecer melhor qualidade de vida á essas pessoas.
Quando o assunto é envelhecimento ,consideramos “normal” a perda auditiva, os problemas de visão, falta de coordenação motora, esquecimento, raciocínio mais lento, enfraquecimento dos ossos, etc.



Conforme envelhecemos , o nosso corpo passa por várias transformações e também envelhece conosco, as células e os neurônios vão morrendo e o organismo não tem a mesma capacidade de regeneração do que um indivíduo mais jovem. Sendo assim, todo o funcionamento do organismo é mais lento. Lembrando que: mais lento, não quer dizer sem função.

Hoje em dia, com a tecnologia que encontramos no mundo da medicina,existem várias formas de compensar esse déficit que o idoso possa apresentar com a idade, de uma forma que traga cada vez mais qualidade de vida.


Entre as várias queixas comuns aos idosos temos a PRESBIACUSIA, considerada uma degeneração coclear, iniciando pela base da cóclea.Ocasionando perda da sensibilidade auditiva,atingindo a compreensão e a audibilidade dos sons que chegam na orelha interna, ocorre nas duas orelhas do paciente e pode trazer consigo o zumbido, que muitas vezes pode incomodar mais do que a própria perda auditiva.
A Prebiacusia acomete em torno de 30% da população com mais de 60 anos, atingindo mais o sexo masculino.
Muitos demoram a perceber que não estão ouvindo bem, principalmente por que a perda auditiva inicia atingindo as freqüências altas (sons agudos) e as freqüências responsáveis pelos sons da fala podem ficar dentro dos padrões de normalidade inicialmente.
Nem sempre a queixa do indivíduo é compatível com a avaliação audiológica, isto é, ele pode estar com uma audição normal quantativamente falando e sua queixa ser de não ouvir,não entender o que as pessoas falam.As queixas mais comuns relacionada a audição nos idosos são:
“Eu ouço bem,mas não entendo o que é dito”.

“Tem gente que fala muito baixo ou muito enrolado comigo aí eu não entendo nada”

“ Se tem mais de uma pessoa falando é difícil entender, se tem barulho então, nem se fala...”

Pensando nisso há estudos na área que avaliam se a queda na audição e no processamento auditivo tem alguma relação com a queda da cognição,como acontece em alguns idosos (nem todos).Sendo assim, na avaliação audiológica, além do audiometria e impedanciometria ou outros exames solicitados...é importante o Fonoaudiólogo(a) analisar o paciente como um todo, isto é, seu nível de compreeensão durante os comandos do exame, seu comportamento e sua percepção em relação a perda auditriva, anotando tudo como uma informação importante para o especialista que encaminhou este paciente.
Esses dados serão de extrema importância para o acompanhamento desta perda auditiva.

A intervenção precoce faz muita diferença para o paciente, já que a Presbiacusia não tem cura,mas tem controle. Pensando na plasticidade cerebral , isto é, na regeneração do nosso organismo...mesmo que em idosos ela ainda é possível, sendo assim, logo que confirmado o diagnóstico existem aparelhos auditivos que irão valorizar todo resíduo auditivo ( oque esse paciente ainda tem de audição), trazendo assim mais qualidade para a sua audição e, pricipalmente, evitando que a sua audição piore rapidamente (tanto na qualidade, quanto na quantidade do som) e também pode ajudar na percepção do zumbido...(diminuindo ou até deixando-o imperceptível).


Além do uso do aparelho auditivo, também é indicado (dependendo do caso) a terapia de treinamento auditivo (para ajudar esse paciente a voltar a ouvir e voltar a interpretar os sons que está ouvindo).Já que muitas vezes a perda auditiva é detectada tardiamente e aquelas frequencias que ele já não ouvia á um certo tempo têm uma "recuperação" mais lenta, mesmo sendo amplificada pelo aparelho auditivo.

No entanto, mesmo a tecnologia e a medicina trazendo todas as possibilidades possíveis para suprir qualquer déficit nesta área ainda vemos algo como:
Porque cuidar se não tem cura?

Porque gastar com o Aparelho Auditivo se a perda auditiva pode ser progressiva?

Já estou velho, vou morrer logo...não preciso me preocupar com isso agora

É pensando assim que,muitas vezes, é presbiacusia é deixada de lado, porém, não é só a audição do paciente que está sendo deixada de lado mas também a sua independência, sua rotina diária, sua alegria, suas conversar com o netinho, com a família em geral, seu programa de TV favorito, suas músicas preferidas etc...

Logo,com o passar do tempo, o idoso vai deixando de lado tudo que gosta de fazer devido ao problema auditivo, não pode sair sozinho, não consegue entender a TV, não consegue brincar com o netinho, as reuniões em família ficaram sem graça porque ele virou motivo de piadas e naturalmente ele vai se isolando e assim pode vir a depressão e outras doenças associadas. Sendo o organismo mais frágil, a falta de qualidade de vida pode causar baixa resistência e assim problemas de saúde que podem levá-lo até a morte se não tratados com atenção.



















2 comentários:

  1. Como é bom dedicarmos a saúde do idoso e ter essa atenção voltada aos aspectos fonoaudiológicos. A Audição se faz muito importante pois com essa função intacta, há possibilidade de detectar os sinais sonoros que fazem parte da AVD´s, comunicar; ouvir e ser ouvido. Estar atento ás alteraçoes auditivas do idoso nós torna aptos a também torná-los reinseridos na sociedade por meio de adaptação de prótese auditiva ou mesmo por meio de comunicação alternativa.

    Gostei do Post.
    fga Cynthia Miranda

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Cynthia...não podemos permitir que a sociedade considere "normal" a perda auditiva no idoso, devemos sim dar condições para que sua qualidade de vida seja cada vez melhor, que ele possa participar do convívio com a familia, das conversas com os amigos, dos seus programas de Tv favoritos...isso é possível sim, independente da idade.
    Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir