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Desde a década de 60, houveram mudanças significativas no que se diz respeito a cuidados com bebês de risco. Aos poucos houve maior preocupação com o bem estar e desenvolvimentodo bebê propiciando assim, condições favoráveis para que ele se recupere mais rapidamente.
Essas condições dizem respeito á maior contato da mãe com o bebê,preocupação com estimulação geral do bebê e seu contato com o mundo através do tato, da audição e da visão. O resultado desse avanço é a melhora no bem estar desse pequeno paciente, aumentando assim sua expectativa de vida.
Pensando nesse novo tipo de abordagem, aos poucos, outros profissionais de saúde foram ocupando seus lugares nessa área, até então, tão restrita aos médicos.
Os Fonoaudiólogos começaram a ter seu espaço há pouco tempo em grandes hospitais e cidades importantes.É difícil imaginar porque a fonoaudiologia não é reconhecida como uma ciência primordial nesse tipo de atuação, já que o Fonoaudiólogo tem como principal função a estimulação de funções que auxiliam na alimentação desse bebê de risco como: sucção, respiração e deglutição.
E esse trabalho auxilia no desenvolvimento do sistema digestivo, consequentemente no ganho de peso desse recém -nascido e, por fim na alta hospitalar em menor tempo.
Pelo fato dos recém-nascidos pré-termo inicialmente serem alimentados por gavagem, é necessário que seja feita a estimulação para que a alimentação oral seja estabelecida aos poucos de forma segura e eficaz.
O recém-nascido pré termo nasce com uma imaturidade do sistema nervoso e de toda a musculatura do seu corpo. Essa imaturidade trás consigo também, ausência ou deficiência de alguns reflexos, como a sucção e a respiração. Por este motivo, logo que nasce ele necessita de ventilação mecânica e alimentação por sonda. Segundo estudos, ambos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê, pois dificultam a transição da alimentação via sonda para via oral e ventilação mecânica para respiração espontânea.
Os reflexos de sucção, deglutição e respiração só ocorrerá a partir da 34º semana.
Fanaroff e Klaus (1990) citam alguns problemas de alimentação nos recém-nascidos prematuros:
a) falta de coordenação sucção / deglutição;
b) limitada capacidade gástrica;
c) refluxo gastro-esofágeo;
d) diminuição da motilidade gastrintestinal;
e) deficiência de enzimas e de hormônios, portanto absorção menos eficiente.
A alimentação é um aspecto fundamental para o desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo no primeiro ano de vida do bebê prematuro. Porém, vários aspectos presentes nesses bebês dificultam esse desenvolvimento,pois, toda imaturidade dos órgãos fonoarticulatórios resultam em fadiga, incoordenação das funções como sucção e respiração, refluxos, etc.
Pensando nestas diversas dificuldades, autores como: Measel & Anderson (1979); Bernbaum e Cols (1983) e Uvnäs-Moberg (1987) consideraram um tipo de estimulação que ajuda o bebê alimentado por gavagem apresentarem maior ganho de peso, melhor desenvolvimento do sistema digestivo, índice menor de stress no bebê e maior precocidade no desmame da sonda. Esse tipo de estimulação é a chamada Sucção Não Nutritiva, que consiste no uso da chupeta e o conforto do bebê entre as mamadas.
Além de facilitar todo o aspecto nutricional, esse tipo de estimulação também fortalece toda musculatura orofacial, facilita a associação da sucção com a saciação e aumenta a oxigenação durante a mamada, evitando o cansaço do bebê.
Outro tipo de estimulação é a SSMO , que estimula a região extra e intra oral através de massagens.A primeira é feita na região externa da cavidade oral, estimulando o reflexo de busca do bebê e a segunda, usando luvas o profissional coloca o dedo mínimo dentro da cavidade oral do bebê para estimular o reflexo e a força de deglutição e preparar o posicionamento das estruturas da cavidade oral.
É importante também o uso de chupeta e bico de mamadeira ortodôntico nos intervalos da alimentação, a estimulação térmica (quente/frio) e a sensibilidade gustativa.
A estimulação deve obedecer o tempo de cada bebê, não pode ser longa,pois pode causar estresse ao recém-nascido.
O bebê deve ser estimulado de 3 a 4 vezes ao dia, de 3 em 3 horas antes das mamadas.
Enfim, confesso que nem eu sabia o quanto nosso trabalho com bebês de risco é importante! Vamos divulgar, fazer nosso papel...precisamos mostrar a impostância da Fonoaudiologia dentro da área de saúde...já que o órgão que deveria fazê-lo não faz!
Até mais pessoal.......bjks...............................................................................................................
SALMO 31
ResponderExcluir1EM ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.
2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.
8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
14 Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.
19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam
na presença dos filhos dos homens!
23 Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que
usa de soberba.
24 Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.
Abraços