Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

terça-feira, 2 de novembro de 2010

RESPIRAÇÃO BUCAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS....






O nariz é a única parte do nosso corpo verdadeiramente responsável pela função respiratória, apesar de não parecer ,existe todo um sistema de preparação para que o ar chegue até os pulmões limpo e aquecido.



Isso porque o nariz tem três funções na respiração :



* Umidificação;



* Proteção das vias aéras através da filtração (retirando iumpurezas);



* Aquecimento


Quando há algum tipo de obstrução ou alteração impedindo esse funcionamento normal da respiração nasal, o indivíduo necessita respirar pela boca (respiração bucal/oral) para suprir as dificuldades da respiração nasal. Porém essa condição deverá ser temporária, já que a respiração oral além de não realizar as funções que a nasal realiza ainda prejudica o desenvolvimento da postura e dos músculos e ossos da face do individuo.



A respiração bucal a médio ou longo prazo pode trazer prejuízos ao desenvolvimento de uma criança, já que altera todas as funções como :

 

- Sono : a criança sente cansaço, irritabilidade e alteração no rendimento escolar devido a alterações no sono. Além do ronco e muitas vezes apresentar apnéia noturna;



- Crianças preguiçosas e sendentárias: não conseguem correr ou praticar um esporte, já que logo sentem falta de ar e cansaço;



- Mastigação: ruidosa, de boca aberta, rápida e as vezes só de um lado;



- Postura corporal anormal ;



- Face: com olheiras, aparentando cansaço e com assimetria;



_ Palidez;



_ Respiração ruidosa;



_ Alteração dentárias e na mordida;



_ Fala: Alteração na produção dos fonemas ,na articulação e na coordenação entre respiração e fala;



_ Maior propensão para infecções, já que o ar que entra no organismo não é filtrado e nem aquecido;








Nem todo respirador oral apresenta todos esses sintomas,mas é importante ficar atento já que os danos podem ser reversíveis, principalmente em crianças.Procurar um Otorrinolaringologista é sempre a melhor solução, além dele analisar as alterações e optar pelo melhor tratamento.


A terapia Fonoaudiológica com o respirador bucal consiste primeiramente em avaliar as estruturas fonoarticulatórias, afinal, só haverá reabilitação  se todo os órgãos que participam da função estiverem "funcionando"corretamente.

Se estiver tudo bem, vamos a parte prática que seriam exercícios para fortalecer a musculatura hipotônica (bochechas, narinas, lábios, língua) , corrigir a postura dessas estruturas e a postura corporal e reabilitar as funções que apresentam alteração,como: respiração, fala, mastigação e deglutição.




Beijos gente.................até mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Parabéns,colega! Sou Fonoaudióloga há 17 anos e profissionais como você me enchem de orgulho e renovam minhas esperanças. Deus a abençoe ainda mais. Um forte abraço.
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força Teresa!!Que a esperança nunca deixe de existir,não é verdade?
    Deus a abençõe tb! Obrigada pela visita,venha sempre!

    ResponderExcluir