Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

sábado, 16 de outubro de 2010

DISFEMISMO, GAGUEIRA, DISFLUÊNCIA...




Nós sabemos que a gagueira é um assunto muito polêmico. Muitas pessoas me perguntam se a gagueira tem cura, é uma pergunta difícil de responder, já que a gagueira tem várias causas e formas de se manifestar.


A gagueira atinge mais de 60 milhões de indivíduos no mundo e só no Brasil em torno de 2 milhões de pessoas tem "gagueira".(http://pt.wikipedia.org/wiki/Disfemia. É caracterizada principalmente por repetições ou prolongamentos de sons, fonemas, sílabas ou parte de frases ou palavras; bloqueio e hesitação na fala (normalmente na primeira sílaba de uma palavra);alteração no fluxo da fala; tensão muscular ao falar podendo gerar piscar rápido de olhos, alteração na respiração e movimentos com a musculatura facial;




A "gagueira" é multifatorial. Ela pode ter origem genética, cerebral, medicamentosa, psicológica e emocional.Para chegar a conclusão da causa dessa alteração na fala é necessário avaliar caso por caso, analisando o histórico geral do paciente,suas etapas de desenvolvimento, doenças, alterações neurológicas, medicamentos usados por longo período de tempo, seu ambiente social ...enfim, cada detalhe da vida deste paciente é importante para o profissional da saúde optar pelo melhor caminho a seguir para o tratamento.

No caso de crianças é preciso cuidado.Faz parte do desenvolvimento de linguagem, a ansiedade ao falar, a procura da pronuncia correta para cada palavra que está sendo dita, a repetição da mesma sílaba mais de uma vez ,etc. As disfluências ocorrem com mais frequência entre um ano e meio e cinco anos de idade e costumam ir e vir.
Claro que mesmo estando dentro do normal, é importante os familiares ficarem atentos e procurar lidar da melhor forma com essa fase...Como?
- Não termine a palavra pela criança e nem tente adivinhar o que ela vai dizer, isso causa ansiedade e frustração;
- Nunca faça a criança parar, respirar e começar a falar novamente, isso pode causar tensão;
- Não faça "gracinhas" com o jeito de falar da criança, isso pode causar inibição;
- Não corrija todas as vezes que a criança estiver tentando formas frases de forma correta, simplesmente quando ela terminar, você fala normalmente a forma correta de falar tais palavras.
- Não faça cobranças e não a compare com outras crianças;
Não existe uma idade certa para a criança ter o dominio da linguagem, existem sim limites para a disfluência ou disturbios articulatórios.

Quando procurar um fonoaudiólogo?







 Se seu filho gagueja em mais de 10% de sua fala, apresenta esforço e tensão para falar, evita palavras (muda as palavras) e/ou usa vários sons para começar a falar, ele precisa de terapia. Os bloqueios de fala são mais comuns do que as repetições e os prolongamentos. As disfluências estão presentes na maioria das situações de comunicação. Neste caso procure um serviço de fonoaudiologia para tratar de seu filho. Exija um especialista, não é qualquer profissional que sabe tratar das gagueiras infantis.


 As sugestões dadas para os pais de crianças com gagueira leve também servem para as crianças com gagueira severa. Tente lembrar que lentificar e relaxar sua própria fala traz muito mais benefícios para a criança do que falar para seu filho relaxar, respirar, pensar, falar mais devagar etc.


 Encoraje seu filho a falar com você sobre a gagueira. Mostre paciência e aceitação enquanto conversar sobre o assunto. Superar a gagueira é mais uma questão de perder o medo de gaguejar do que se esforçar para falar melhor.
 
Fonte:



Texto informativo sobre gagueira Apresentado pela fonoaudióloga Viviane Teixeira No mês de abril de 2004 na palestra de orientação a pais na Clinica e Assessoria Fonoaudiológica Fono Intensive.
 
No caso de um adulto é bem mais complicado, ainda não existe um tratamento que acabe de vez com a gagueira. O que existe são tipos de tratamento que diminuem a frequencia dos distúrbios de fala causados pela gagueira na fala do paciente.
O tratamento vai depender da descoberta do fator desencadeante (lembrando da entrevista, investigando o histórico do paciente como eu coloquei no início da postagem.)



O papel do Fonoaudiólogo nas sessões de terapia é trabalhar a consciência fonológica deste paciente, transformando a imagem que tem de si numa imagem de bom falante, utilizando gravações onde ele produz sua fala em várias situações, além de exercícios para a musculatura.
Existem também tratamento medicamentoso que agem em neurotransmissores,os mesmo são receitados por médicos especialistas no assunto e que saberão melhor qual ministrar em cada caso.




Bom, por enquanto é isso! Se alguém tiver algo mais a acrescentar por favor fique a vontade!
......................até mais!!!!!!!!!
Bjs


3 comentários:

  1. bom dia Thaís!

    No meu caso, isto em termos de gaguez, por vezes não gaguejo, outras, emperro na palavra e faço um esforço tremendo, tipo, pisco os olhos, e gestos labiais, até parece que o ar não sai. Por vezes imponho um ritmo mais forte a falar, mais autoritário e assim as coisas vão saindo fluentemente.
    Mas a verdade em termos de terapia as coisas estão muito além do desejado, espero que no futuro a ciência desenvolva mecanismos de tratamento, pois tira muita qualidade de vida ás pessoas que sofrem esta disfunção fonética. No meu caso deixei de estudar, quando era jovem, estudos que retomei à pouco tempo (ensino superior) e neste momento até dou formação numa escola. Mas é um esforço acrescido.
    Parabéns pelo o blog
    JS
    Portugal

    ResponderExcluir
  2. Oi Penela, MUITO obrigada pelo depoimento! Também acho que o tratamento da gagueira deveria ser mais eficaz, parece que nesse sentido as coisas não evoluem tanto,mas sem há tempo!

    Beijos e continue participando!

    ResponderExcluir
  3. SOU ESTUDANTE DE FONO EM SALVADOR E ADORO O SEU BLOG . PARABÉNS !!
    CRISTIANE

    ResponderExcluir