Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

segunda-feira, 26 de julho de 2010

..........IDENTIDADE.............



Desde o início do blog venho comentando sobre recursos eletrônicos usados para auxiliar uma pessoa com deficiência auditiva,como a prótese auditiva e o implante coclear.

Eu considero os dois grandes auxiliares para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, já testemunhei com meus pacientes grandes descobertas...desde de pequenos ruídos do dia-a-dia que o paciente deixa de ouvir sem perceber e quando coloca o aparelho descobre que estava "perdendo" mais do que imaginava com a perda auditiva..até melhor convívio social com a família, os familiares me dizendo: "Nossa, que diferença...agora ele sorri mais, faz questão de participar das reuniões de família,é mais independente..". São essas coisas que fazem você ter orgulho do seu trabalho!

Porém, é importante lembrar que em primeiro lugar o paciente precisa querer ouvir! Nem todo surdo precisa ou quer ouvir.

Perceba que estou falando de pessoas completamente diferentes...o deficiente auditivo que ouvia e foi perdendo essa capacidade aos poucos e sente esse “prejuízo” na sua vida e o surdo, aquele que nasceu sem essa função ou perdeu ao longo da vida e adaptou-se á essa condição.

Alguns surdos têm a sua própria identidade, o seu meio de comunicação e conseguem adaptar-se normalmente com a ausência da audição.

Para isso existe a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) , que é uma língua utilizada pelo surdos brasileiros,onde eles comunicam-se através de gestos/sinais e possui toda a estrutura gramatical necessária como em qualquer outra língua.

Antigamente os surdos só tinham acesso á língua oral, o que acabava limitando o desenvolvimento da sua linguagem, já que alguns não conseguiam fazer o uso da língua oral de forma eficaz , os chamados surdo-mudo.

Hoje em dia , a LIBRAS abriu novas portas e novos horizontes para esses indivíduos trazendo á eles melhor integração com a sociedade e principalmente aquela identidade que citei acima.Muitos fazem o uso apenas da LIBRAS e outros fazem uso do bilingüismo, isto é, usam a LIBRAS e a língua oral simultaneamente e vivem normalmente, tanto social como profissionalmente.

Nesses casos, eu considero que os recursos como AASI e IC seriam um algo a mais na vida deles, se  também imensamente importante eles terem essa opção.
A tecnologia atual oferece inúmeras possibilidades, temos que saber tirar proveito disso.Acho limitado o pensamento de pessoas que defendem um único tipo de abordagem (bilinguismo, oralismo, sinais...) cada indivíduo é único e tem a capacidade de saber escolher seu prórpio caminho.


Se para nós ouvintes, é essencial ouvir uma música, ouvir a voz de alguém que amamos ou os sons da natureza,por exemplo...para eles pode ser essencial aquilo que normalmente não vimos...os olhos do outro enquanto conversamos, a beleza daquilo que só ouvimos e não prestamos atenção no detalhe e o sentir que, com certeza, é muito mais profundo para eles........




Beijoooosssss...até mais............................................................................................................................
ALGUÉM DISCORDA QUE O SORRISO É NOSSA LÍNGUA UNIVERSAL??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário