Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

quarta-feira, 14 de julho de 2010

...." CADA SURDO TEM A SUA MÚSICA"....




Atualmente não existem dados exatos sobre o número de deficientes auditivos no mundo. Pesquisando, o número mais atualizado que encontrei foi 120 milhões de deficientes auditivos, ou seja, 2,2% da população mundial (World Health Assembly, 1995).



A surdez ou deficiência auditiva traz á vida do paciente muitos obstáculos, como já foi citado em postagens anteriores neste blog.


As dificuldades e obstáculos que esse paciente poderá enfrentar dependem do tipo e grau da perda auditiva, isto é, quanto maior a perda auditiva maior também os prejuízos que ela poderá trazer á vida desse indivíduo.


A maior parte desses pacientes é beneficiada com o uso das próteses auditivas, que vêm trazendo cada vez mais conforto e qualidade de vida á esses pacientes com o avanço da tecnologia, porém a prótese auditiva é um amplificador sonoro e necessita de uma boa reserva coclear para cumprir sua função.


Alguns pacientes, principalmente aqueles que apresentam perda auditiva de severa a profunda, não possuem essa reserva coclear suficiente para obter bons resultados com as próteses auditivas.É aqui que começa o papel do IMPLANTE COCLEAR/ OUVIDO BIÔNICO.



O IMPLANTE COCLEAR é um aparelho eletrônico que, através de eletrodos, transforma a onda sonora em impulso elétrico, estimulando o nervo auditivo que manda esse sinal para o cérebro, onde o som será decodificado.


Através da figura abaixo veja como é colocado o Implante Coclear:





Os componentes essenciais que compõe o sistema de implante coclear são:


1. microfone direcional : situado no compartimento retroauricular, capta a informação acústica e converte-a a sinais elétricos


2. processador de fala externo : filtra, analisa e digitaliza o som em sinais codificados de acordo com uma estratégia pré-definida


3. antena de transmissão: envia os sinais codificados como sinais de rádio FM para o receptor


4. receptor/estimulador (uma das partes internas do implante, fica debaixo da pele): libera energia elétrica adequada para o feixe de eletrodos inseridos na cóclea


5. feixe de eletrodos: estimulam as fibras nervosas remanescentes na cóclea


Fonte: http://www.forl.org.br/pdf/seminarios/seminario_1.pdf


Existe uma avaliação bem criteriosa para a seleção de pacientes que vão colocar o Implante Coclear. Existe uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fonoaudiólogos, pscicólogos e assistente social.


Não há idade limite para colocação do implante coclear,o paciente precisa ter condições clínica, pois trata-se de uma cirurgia com anestesia geral. Checando isso, leva-se em consideração perda auditiva sensorial bilateral, falta de benefícios com o uso da prótese auditiva convencional e treinamento prévio com fonoaudiólogo para treinamento de percepção de fala.


Nas crianças o implante é colocado normalmente a partir dos 12 meses de idade devido aos riscos da cirurgia. Respeita-se os mesmos critérios do adultos,porém além de tudo existe o compromisso com a terapia fonoaudiólogica e a participação dos familiares para auxiliar no desenvolvimento desta criança.



Os resultados obtidos com o implante são variáveis. No caso dos adultos, alguns conseguem conversar sem o apoio da leitura labial, falam até ao telefone e têm um ganho funcional em torno de 35dB. Já outros ouvem sons ambientais e conseguem se comunicar melhor com o apoio da leitura labial. Acredita-se que a perda de células nervosas, atrofia do córtex da audição devido ao tempo de privação sensorial, sejam os responsáveis por essa variação de respostas.


Em crianças os benefícios vão de melhora na detecção de sons ambientes, na discriminação de fala e desempenho auditivos compatível com perdas leves/moderadas. Lembrando que as respostas e a evolução vão depender muito do histórico da perda auditiva desta criança.


“A qualidade ou tipo de som que um paciente implantado escuta depende de vários fatores: o tempo de privação auditiva, a causa da surdez, a estratégia de estimulação usada, o número de eletrodos implantados. Desta maneira fica difícil dizer como é a sensação sonora de um paciente implantado. Cada um terá uma experiência individual. O objetivo final é dar um apoio a comunicação do paciente surdo.”


http://www.implantecoclear.org.br/textos.asp?id=1#


Quero terminar este post com uma citação linda que li em um blog e recomendo para todos (apesar de parecer já desativado vale a pena ler os relatos do Luiz Filipe)

 
A audição e o Implante Coclear

"...Quando, entre tantas outras vezes, eu falava com Guimarães Rosa acerca de problemas de audição, ele concluiu sintetizando: "É, meu caro. É isso mesmo. Cada surdo tem a sua música." O implante coclear me faz pensar e sentir que um mero ruído ambiental, tão banal para nós, tão ignorado pelos que ouvem, pode significar para o surdo uma sinfonia de Beethoven."

Dr. Pedro Bloch


Beijokas............................té mais........................................................................................................

6 comentários:

  1. Só algumas indicações: Assista o filme "Vozes de El Sayed" e leia o livro "Como é Ser Surdo" (Vera Strnadová). Se puder, tente conviver com surdos usuários de língua de sinais. Eu garanto que um mundo novo e surpreendente vai se abrir diante de seus olhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Obrigada pelas dicas,vou ver sim!
    Então... já convivi com surdos usuários de língua de sinais, surdos oralizados e usuários de prótese ou implante.
    De todas as formas cada um desses vive muito bem e feliz da forma que "escolheu" lidar com a surdez.
    Acho muito válido o uso da língua de sinais,mas dependendo do caso, também sou totalmente a favor de uso de recursos que possam trazer á esses individuos uma chance de ouvir, talvez proporcionando á eles esse "mundo novo e surpreendente".

    Beijos....continue comentando....

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma filha surda e agora implantada. Acredito que todos os pais que tem filho surdo gostaria de dar uma chance a este ser a ter audição. O implante foi magnifico na nossa vida.
    Hoje faz 3 anos de impante e 2 em que ja escuta como um ouvinte. Sua comunicação melhorou muito e a cada dia aprende mais. Ela esta sempre se superando. A pouco ingressamos com pequenas frases em seu vocabulario e ela ja esta se saindo bem. acredito que mais 2 ou 3 anos ela entenda e veja que precisa aprender, pois infelizmente o mundo é de ouvintes e o preconceito ainda impera.
    Deixo aqui registrado o meu intusiasmo e a esperança de um mundo muito melhor para todos os que tem algum tipo de dificuldade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá...Fiquei imensamente feliz em ver seu depoimento aqui no Blog.É muito importante saber além da teoria sobre tudo aquilo que foi criado para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
    É importante saber que sua filha teve essa ajuda e, melhor ainda, deu certo!!!
    Muito obrigada pelo seu depoimento,foi riquíssimo!

    ResponderExcluir
  5. gostaria de algum telefone para contanto

    ResponderExcluir
  6. Olá Kezia!!

    Me passa seu e-mail ou pode me mandar um e-mail para tl.alves@ig.com.br que eu te passo o meu número de contato, ok?
    Estou aguardando!

    Beijos

    ResponderExcluir