Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

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terça-feira, 25 de maio de 2010

.......A criança surda.........






O diagnóstico da surdez pode ser feito logo nos primeiros dias de vida do bebê,como já foi citado neste blog, através do "teste da orelhinha", porém infelizmente este teste não é comumente usado em todos os hospitais e maternidades do país,sendo assim, o recém-nascido poderá ter a deficiência auditiva detectada tardiamente.
Normalmente os sinais mais claros de surdez aparecem quando a criança tem de 2 a 3 anos de idade, onde ela começa a não responder quando é chamada, apresentar um atraso no desenvolvimento da linguagem, aumentar volume da tv ou aparelhos de som, etc.
Existem alguns sinais que podem ser evidência de surdez no bebê:

> Quando o bebê não reage á sons intensos;
> Quando , com mais de 3 meses, não acompanha com a cabeça ao ouvir uma voz conhecida;
> Quando, no seu primeiro ano de vida, não balbucia e não reage á sons de voz conhecida;
> Quando o Bebê é tranquilo demais;
> Quando, com 2 anos, ainda não fala nenhuma palavra;




O diagnóstico da surdez pode abalar completamente a estrutura de uma família. Entre "medo", frustração, e incertezas, os pais precisam se reorganizar para lidar com o novo fato.
É preciso deixar de lado a preocupação incial apenas com o ouvir da criança e começar o quanto antes a explorar o potencial e outras possibilidades que ajudarão no desenvolvimento da sua linguagem e no aspecto emocional e cognitivo desta criança, isto é, a surdez não precisa ser necessariamente um agente limitador no desenvolvimento dela.
É necessário que haja um suporte profissional para que a família saiba lidar melhor com o fato, pois o diagnóstico pode afetar inclusive a relação mãe/bebê, já que a mãe poderá julgar-se incapaz de cuidar dessa criança.Sendo assim, uma intervenção precoce e com uma equipe multidisciplinar facilitará  o relacionamento dos pais com a criança,mostrando que a interação com essa criança pode acontecer normalmente através de gestos, sorrisos, expressões , trazendo maior suporte para o desenvolvimento pscico-socio-emocional desta criança.




É importante lembrar que o trabalho com a criança surda consiste principalmente em respeitar sua condição e trabalhar suas possibilidades e seu potencial, mostrando á ela todos os caminhos que ela é capaz de seguir, criando assim sua própria identidade.
 No próximo post vou falar um pouquinho desta criança na escola...como ela vai interagir com os colega`? Precisa ser uma escola especial? Como vai acompanhar as aulas? E aprender a ler e escrever?






Bjs..............até mais..............................................................................................................................



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