Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

quinta-feira, 10 de junho de 2010








Toda criança, seja ela ouvinte ou surda, tem direito á educação. A escola vai proporcionar á criança melhor desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo, através do contato com novas experiências, tranformações e contato social.

Esse contato é essencial na vida de uma criança surda, já que na escola ela participa de atividades que trazem a ela o conhecimento, a tranformação e estimula o interesse e a participação dentro da sociedade, auxiliando assim, inclusive a conviência dela no seu próprio ambiente, isto é, em casa com seus familiares.

A criança surda pode frequentar uma escola regular ou uma escola especial, se optar por uma escola regular pode frequentar uma classe especial ou a classe comum.

Os cuidados necessários dentro da sala de aula são muito mais simples do que se imagina,são eles:

* O aluno deve sentar-se em um lugar em que possa ver o rosto do professor durante a aula;
* Escolher um colega que acompanhe a aula para sentar-se ao seu lado, auxiliando-o quando necessário;
* Todas as informações passadas em aula devem ser somadas á algum recurso visual (fotos,mapas,etc) ou, se necessário, com LIBRAS:
* É importante os colegas de classe entenderem como é o processo de aprendizagem do aluno surdo, e que este aluno particpe normalmente de todas as atividades da escola;

Para uma criança surda existe uma dificuldade maior em aprender a escrever ou ler, já que quando entra na escola ela não tem domínio da língua oral,sendo assim o aprender a leitura e escrita implica em aprender uma nova língua.

O surdo ele aprender a ler através da noção de movimentos articulatórios que produzem determinadas letras; noções de sequencias de letras formando palavras diferentes; uso da dactilologia;etc.
Sempre lembrando do apoio visual com expressões, gestos articulatórios, objetos.
Quando a textos e histórios, é interessante usar ilustrações, expressões e recursos visuais. Além também da recontagem de histórias, contagem através de gestos, discussões do texto, desenhos, fazendo assim com que o surdo comece a assimiliar melhor noções de tempo na história e  verbos de ação.

Existem várias formas de comunicação entre os seres humanos, por isso, a educação do surdo deixa de ser um grande desafio quando considera-se todo seu potencial como ser humano. Ele é capaz,como qualquer outra pessoa, de aprender e desenvolver-se como um ser humano ouvinte, só a forma de educação é diferente da convencional,mas o objetivo á ser alcançado é o mesmo e totalmente possível.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_da_crian%C3%A7a_surda


Até mais gente................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário