Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

sexta-feira, 12 de março de 2010

A audição dos bebês..




A partir do quinto mês de gestação o bebê já pode ouvir os sons do corpo da mãe e até sua voz e é aí que se inicia o contato da criança com o mundo. Qualquer perda na capacidade auditiva,mesmo que seja mínima faz com que a criança perca a capacidade de receber adequadamente as informações essenciais para o seu desenvolvimento.
Atualmente contamos com o "Teste da Orelhinha", que é feito em hospitais do Brasil nos bebês desde os primeiros dias de vida até 6 meses de idade.É um teste simples, que detecta a presença ou não de deficiência auditiva no bebê.Apesar do nome ser semelhante os teste do pézinho, não é necessário o uso de agulhas durante a realização do exame.
O teste é feito com o bebê em sono natural e dura em torno de 3 a 5 minutos, não dói e nem tem contra indicações.


O teste da orelhinha é tão essencial quanto o teste do pézinho, afinal ele vai avaliar um aspecto que pode influenciar em todo o desenvolvimento geral da criança (cognitivo, de linguagem, emocional, social etc.).      A perda auditiva, sendo detectada precocemente evita qualquer prejuízo para esse desenvolvimento, fazendo com que essa criança possa ser acompanhada e ter um desenvolvimento mais próximo do normal possível.
Existem alguns fatores que no histórico de saúde e familiar do bebê que podem ser agravantes para a perda auditiva, entre eles estão: Infecção intra-uterina;anomalias craniofaciais;peso menor que 1,5 kg;medicação ototóxica;meningite;ventilação mecânica na UTI com 5 dias ou mais; sindromes neurológicas, rubéola da mãe na gestação etc.

Bom, por enquanto é isso!!!!!!!!!!!

Bjs a todos........................................................................................................................

Um comentário:

  1. Olá Thais! Tudo bom?
    Ótimo post...! continue escrevendo sobre a profissão!

    bjs
    Thais

    ResponderExcluir