Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

sábado, 2 de novembro de 2013

O avanço da ciência !





Há uns meses atrás participei de um Congresso direcionado á audiologia. Desde então tenho tentado me aprofundar mais na questão da reabilitação auditiva.

Não estou me referindo apenas ao uso do aparelho auditivo ou ás questões de causas da perda auditiva e sim sobre o que está sendo feito em relação á novos estudos e novas perspectivas para a reabilitação da audição.

No Congresso vi coisas sobre o Implante coclear, confesso que há alguns anos tinha um tipo de pré-conceito sobre o assunto...isso mesmo.."pré-conceito" porque não sabia ao certo do que se tratava. Depois de um tempo resolvi estudar o assunto (inclusive fiz um post sobre isso) e hoje, basta olhar no google ou nas redes sociais para deparar-se com um vídeo sobre a ativação do implante coclear e entender a importância desse equipamento na vida da criança ou do adulto que nasceu ou tornou-se surdo.



Além disso, nas ultimas semanas, tenho encontrado vários artigos sobre as células-tronco.
Mas qual a relação das células-tronco com a audição?
Primeiro temos que entender o que são as células-tronco:

Segundo Wikipédia, As células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras. As células-tronco de embriões têm  a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.


Li sobre experiências em camundongos numa Universidade dos Estados Unidos onde foi levantada a hipótese de que as células-tronco podem substituir células danificadas do sistema auditivo podendo recuperar ou desenvolver a capacidade de audição.
Li também sobre uma experiência em que as células-tronco podem tornar-se neurônios auditivos ( células sensórias). Estas células sendo implantadas cirurgicamente pode restaurar a audição.

Claro que a atuação com células-tronco ainda é restrita, no momento as experiências são muitas na área. A experiência com humanos ainda não foi feita e possivelmente vai levar tempo.

Na reabilitação auditiva temos muitos recursos em mãos : Aparelhos auditivos com tecnologia que avança numa velocidade inacreditável, implante coclear que têm sido cada vez mais acessível á toda população e os estudos com células-tronco .Pra mim que trabalho com audiologia diariamente chega a assustar o avanço da ciência nessa área e o quanto ela ainda promete...mas também nosso papel como reabilitadores é estudar e tirar cada vez mais informações sobre os recursos para poder usá-los como ferramentas no atendimento ao deficiente auditivo ,levando-se em conta a necessidade de cada paciente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário