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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

...Processamento Auditivo Central...





O Sistema Auditivo é formado pelo órgão sensorial da audição, pelas vias auditivas do sistema nervoso e por estruturas cerebrais que recebem, analisam e interpretam as informações sonoras.
O Processamento auditivo é todo o processo e mecanismo que ocorre no sistema auditivo assim  que recebe um estímulo sonoro.Este processo consiste em localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995).
A queixa mais comum quando há distúrbio no Processamento Auditivo é a dificuldade de ouvir em ambientes ruidosos, com distorção da fala ou com várias pessoas falando ao mesmo tempo,mesmo possuindo uma audição com limiares dentro dos padrões de normalidade.



Outros sintomas de DPA são:


* Dificuldade de entendimento em lugares ruidosos ou com mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo,mesmo tendo a audição dentro dos padrões de normalidade;
* Tempo de atenção reduzido;
* Parece não entender de imediato o que é dito, está sempre dizendo "hã?" , "o que?", "não entendi".
* É muito distraída e dispersa;
* Tem dificuldade para lembrar de informações auditivas;
* Tem a fala diferente das crianças da mesma idade;
* Dificuldades na escola com leitura, escrita , problemas matemáticos;
* Dificuldade para organização a realização de tarefas;



Vários desses sintomas citados também podem ser confudidos com dificuldade de aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção, hiperatividade, depressão, entre outros.
Devido a essa complexidade no diagnóstico, existem etapas na avaliação e essa avaliação pode passar por diversos profissionais, como : Pediatra, Psicólogo, Otorrinolaringologista, Neurologista, Psicopedagogo e Fonoaudiólogo.

" A etiologia das DPA inclui otites de repetição na primeira infância; febres altas e contínuas; distúrbios específicos do desenvolvimento da função auditiva; pequenas lesões nas vias de condução; privação sensorial durante a primeira infância (Alvarez, Caetano e Nastas, 1997)"

 alterações neurológicas; problemas congênitos; déficits cognitivos; psicose, autismo e distúrbios emocionais; distúrbios da comunicação humana que comprometem sistema fonológico, voz, fluência, leitura e escrita; transtornos de aprendizagem e TDAHI (Chermak e Musiek, 1997)."



"Para realização da avaliação do PA é necessário apresentar a audiometria realizada no mínimo em um prazo igual ou inferior a três meses, a criança apresentar idade mínima de 06 anos, nível de linguagem expressivo e receptivo, atenção e cognição suficientes para que possa compreender as tarefas, não apresentar perda auditiva assimétrica, a média tonal ser até 40dBNA, índice padrão de reconhecimento de fala de no mínimo 70% e índice entre as orelhas não ultrapassar 20%."
O Indivíduo passa por uma bateria de testes comportamentais padronizados,tais como: Localização sonora; Fala Filtrada; PSI;SSI;PPS e DPS; Dicóticos.
Além dos testes comportamentais, podem ser  feitas também avaliações eletrofisiológicas,como: Potenciais Auditivos Evocados do Tronco Encefálico (PAETE);Potenciais de Média Latência (MLR) e Potenciais de Longa Latência (P300 e MMN);
A avaliação do processamento auditivo tem a função de detectar deficiências na habilidade auditiva, os padrões ,grau e localização dessa deficiência.
Através dessas informação fornecer um planejamento para reabilitação baseado nas condições , grau e manifestação do DPA em cada indivíduo.



Fonte:




Até mais.........................................

Feliz 2011 para todos!!!!!!!!!


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