Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FONODIÓLOGO? FONA?FORNODIÓLOGO? FONO O QUE?




Muitas pessoas, principalmente quem está na faculdade, enviam mensagens me questionando sobre o futuro da profissão, onde procurar emprego/estágio ,como divulgar seu trabalho, que área deve escolher e qual é melhor remunerada entre muitas outras perguntas.



Não existe área da Fonoaudiologia que seja mais privilegiada, depende muito do profissional, de cursos extras, experiência etc...resumindo...se você escolheu uma área, dedique-se a ela, faça cursos, pós graduação e esteja sempre atualizado!



O Estágio, você pode encontrar em hospitais públicos, clínicas, na própria faculdade (depende muito da faculdade que você está cursando!),mas procure algo em que possa existir a possibilidade de continuar mesmo após formada, onde você possa fazer uma carreira, é bem melhor...acaba te dando uma rumo certo na hora em que você sai da faculdade.







Desde a faculdade é importante envolver-se em atividades extras como monitoria, cursos,palestras e aproveitar ao máximo grupos de estágio, formar grupos de estudos, divulgar a fonoaudiologia dentro da faculdade durante horários de intervalo com panfletos, stand, palestras em sala de aula etc (lógico --> se a faculdade permitir!!)







Eu e mais um grupo de amigas,por exemplo, fizemos palestra sobre voz para o curso de Jornalismo na faculdade.Fizemos exposições num shopping no dia da voz e divulgação de cuidados com a audição em empresa.



Acho importante também os alunos pensarem numa forma de atingir um alvo essencial para a divulgação da nossa profissão...O MÉDICO...é verdade! Nunca pensei que o médico seria aquele que divulgaria melhor nosso trabalho, sabe porque? É nele que as pessoas confiam, é ele quem nos encaminha os pacientes e é pra ele que encaminhamos quando necessário.



Otorrinolaringologistas, Neurologistas, Dentistas, Pediatras, Geriatras, e muitas outras especialidades também dependem do nosso trabalho para a reabilitação de muitos dos seus pacientes, só que muitas vezes nem eles sabem disso. Então cabe a nós, levar esse conhecimento a eles...FONOAUDIÓLOGO NÃO É SÓ AQUELE PROFISSIONAL QUE CUIDA DA CRIANÇA QUE FALA ERRADO,SABIA?Isso vale tanto para quem está na faculdade como quem já se formou...se abriu um consultório, visite os médicos e outros profisisonais da saúde constantemente, mostrando o interesse nos pacientes e como você está fazendo seu trabalho. E os outros meios de abordagem também são importantes para as profissionais já formadas.



Claro que Graças ao bom Deus a maioria dos profissionais de saúde já conhecem nossa profissão e ela vem crescendo cada vez mais, isso acontece porque nós profissionais que damos a cara a bater e trabalhamos de verdade ajudamos a Fonoaudiologia crescer porque (isso é só minha opinião) quem nos representa (ou deveria nos representar) limita-se a mandar um carnezinho por ano, dar uma palestra aqui e ali e fazer revistinhas, justamente mostrando Fonos fazendo aquilo que eles deveriam fazer pela gente ou pelo menos ajudar, já que pagamos caro....mas tudo bem, aí é uma opinião particular, espero realmente que eu esteja errada, porque é o que eu vejo!



Como pode existir cidades do nosso país que não conhecem nossa profissão?? Como pode existir pessoas que não sabem que existe Fonoaudiologia ou ainda acha que Fonoaudiólogo serve para corrigir fala e só??Será que nós, simples mortais, precisamos passar pelo constrangimento de ser minimizados depois de passar quatro anos na faculdade pagando absurdos e gastando todo o tempo da nossa vida e depois de formados ainda tem um grupo de pessoas lá dizendo que eles te dão um número pra vc poder trabalhar,mas vc precisa pagar por ele o resto de sua vida, sem ganhar nada em troca...afff........um dia eu vou entender!!??...







Tudo bem, é uma escolha nossa, ninguém é obrigada a escolher Fonoaudiologia como profissão...mas aí é que está a nossa diferença....é paixão...depois amor...depois comprometimento total...Fonoaudiologia exige criatividade, força de vontade, paixão, estudo e dedicação...



Se não temos um comercial na TV,como tem o CREFITO, a Sociedade de Medicina, dos Dentistas etc..vamos nós divulgar nosso trabalho em consultórios médicos, escolas, postos de saúde, praças, supermercados e mais onde deixarem! nem que seja um folhetinho no mural de avisos, um varal num posto de saúde e escola, uma conversinha rápida com professores...é uma sementinha sendo plantada a cada dia!









Espero que tenha ajudado em alguma coisa!!!!!!







Boa sorte e MUITO OBRIGADA pelos recadinhos e elogios...







Até mais.....................................................................................................



9 comentários:

  1. Oi Thaís, seu blog está bastante interessante também. Vou visitá-lo sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola Thais, já tinha visitado seu blog, a agora voltei para ser seguidora...adorei este texto que comenta sobre a fonoaudiologia,faço um comentário parecido no meu blog, onde digo que fico LOUCA com quem acha q fono só cuida de criança com trocas na fala...ou que escrevem FONODIOLOGA....aff...rsrsr. Mas acho q estamos no caminho certo, afinal atravez do blog divulgamos a nossa profissão!!!!! Vamos manter contatos...Abraço,Marina

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! PARABÉNS PELO BLOG! MUITO BOA A SUA INICIATIVA EM DIVULGAR NOSSA PROFISSÃO.
    ABRAÇOS
    RAQUEL

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideía de divulgr a nossa profissão... gostei do seu blog

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome e Joedila e estou terminando o primeiro período de fonoaudiologia, eu já estou apaixonada pela minha futura profissão, realizei um projeto integrador sobre altismo, e é muito satisfatório ver o quento nós fonoaudiologos somos importantes na vidas dessas pessoas!

    ResponderExcluir
  6. Joedila autismo é com u viu...

    ResponderExcluir
  7. Gente...Obrigada pelos comentários...fico imensamente feliz que gostem do blog!! Visitem sempre e divulguem, nossa profissão precisa ser divulgada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou estudante de Fonoaudiologia, e adorei o seu blog, parabéns!! É isso ai, temos que divulgar mais o nosso curso.

    ResponderExcluir
  9. olá Thais, amei o post do blog, espero que continue sempre publicando, estou começando o curso e tenho certeza q não errei na escolha, vendo sua dedicação, serve de inspiração para mim e muitos outros.

    ResponderExcluir