Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011






Há uns anos atrás iniciei um curso de Tecnico de Segurança do Trabalho,na época acabei não concluindo infelizmente,mas aprendi muito sobre essa profissão.
Mas, independente disso, vi o lado fonoaudiológico dentro da Saúde do Trabalhador e percebi o quanto nosso trabalho dentro dessa área é limitado perto de tudo que pode ser explorado.
A maior parte dos fonoaudiólogos que trabalham com empresas são contratados para fazer a audiometria e nada mais.
O Fonoaudiólogo passou 4 anos na faculdade aprendendo a ficar na frente de um equipamento, apertando botões e anotando o quanto um indivíduo escuta? .....(Lógico que não,não é?).

Pois acreditem ...muita gente pensa assim! Da mesma forma que boa parte da população considera que apenas corrigimos quem "fala errado" . Perante a isso , nós profissionais temos que divulgar nossa profissão por todos os cantos que passamos.

Você já parou para pensar no trabalho que a Fonoaudiologia tem a fazer dentro de uma empresa?

Audiometria?? ...sim, claro!..mas não podemos ser tão assistencialistas.

Quando fiz estágio em saúde do trabalhador na época da faculdade de fonoaudiologia, atuamos em uma empresa aprendendo a fazer fonoaudiologia de verdade, isto é, promovendo a saúde.
Participamos de diversas formas , colocando frases sobre promoção á saúde em painéis que haviam dentro dos postos de trabalho, distribuímos panfletos e abrimos discussões até sobre assuntos além da saúde auditiva: saúde vocal, formas de comunicação etc.

Unindo essa experiência com o que vi no curso técnico sei que existe uma grande muralha para ser escalada entre nós profissionais e as empresas, devido a burocracia e algumas vezes falta de interesse de algumas empresas,mas...aos poucos,mostrando resultados do nosso trabalho, o espaço será conquistado.

Indo direto ao ponto...o que o Fonoaudiólogo pode fazer dentro da área de saúde do trabalhador?

* AUDIOMETRIA ADMISSIONAL, PERIÓDICA, DEMISSIONAL
* FORMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPI E FORMA DE USO CORRETA;
* PANFLETOS INFORMATIVOS;
* PALESTRAS OU CONVERSAR INFORMAIS EM HORÁRIO DE DESCANSO;
*  E PRINCIPALMENTE ...TRABALHO EM CONJUNTO COM A EQUIPE DE SEGURANÇA SEMPRE DARÁ MAIS CREDIBILIDADE AO SEU TRABALHO DENTRO DA EMPRESA.

Basicamente isso, o resto fica por conta da criantividade dos Fonoaudiólogos...que, diga-se de passagem é infinita!

A Fonoaudiologia dentro da saúde do trabalhador pode ser uma experiência rica, não só para eles,como para nós como profissionais.

Se você tem ou já teve ums experiência parecida na área, por favor deixe seu comentário!

Até mais......................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário