Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

Sente e relaxe!!! O Papo vai ser legal....

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011




Existem muitos mitos sobre a nossa linguagem.
Muitas pessoas entendem por Fonoaudióloga aquele profissional que corrige aqueles indivíduos que "falam errado". Mas...o que é falar errado examente?..vamos ver...


Logo no primeiro ano de faculdade no curso de Fonoaudiologia aprendemos muito sobre língua e linguagem. A língua é o idioma que falamos em nosso país (no caso do Brasil, o português) e a linguagem é a forma pela qual nos comunicamos (falada, escrita, de sinais,corporal etc).
Como citei á pouco a nossa língua é o português, certo? Mas se viajarmos pelo país, por lugares e estados diferentes será que todos falamos da mesma forma?Claro que não....afinal conhecemos bem o tal do "sotaque"...tem o gaúcho,mineiro,paulista,carioca,nordestino,caipira etc...cada um com a sua própria "lingua".



Sendo assim, é importante o Fonoaudiólogo saber discernir o que é realmente "falar errado".
Nem sempre fugir do "português padrão" (aquele que aprendemos na escola) pode ser considerado " falar errado", seria considerado preconceito linguístico , já que não se leva em conta o dialeto e o meio social do indivíduo neste momento.



"O preconceito lingüístico é um conjunto de idéias distorcidas que se baseia no mito de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, prescrita nas gramáticas e compendiada nos dicionários. Qualquer manifestação lingüística que escape desse domínio escolar-normativo é considerada, pelo preconceito lingüístico, errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente, e não é raro a gente ouvir que "isso não é português"."




Claro que existem profissionais que usam a fala como principal instrumento de trabalho e necessitam de uma boa dicção e pronúncia do português para que seja bem compreendido por todos (como um jornalista,por exemplo) . Nesse caso, deve-se trabalhar para que esse profissional tenha uma fala clara, sem dialetos, jargões, sotaques...utilizando o "português padrão"


Agora nós..meros mortais...numa conversa de amigos de repente sai um "oceis vão?", " Nóis tá indo" "vamos descer pra baixo"....será que é caso de consultar um Fonoaudiólogo? Claro que não!
Na minha opinião claro que todos os brasileiros precisam conhecer o "português padrão" , saber falar corretamente, usar as regras gramaticais,mas também devemos respeitar nossas variações...vivemos num país imenso,com variedade cultural, diferenças sociais assustadoras, dialetos diversos e tudo isso influencia na nossa língua diretamente.


O "Falar errado" que o Fonoaudiólogo não só pode como deve trabalhar é,na sua maioria, o distúrbio articulatório, isto é uma troca de fonemas (/l/ - /r/); (/g/ - /d/);(/c/ - /t/) etc..ou algum distúrbio de linguagem  (seja por fator neurológico ou alteração estrutural dos orgãos fonoarticulatórios) ou de voz.Fora isso, cabe ao profissional avaliar o caso de cada paciente levando-se em conta sua queixa e a influência que esta tem na sua vida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário